Faleceu o Professor Ricardo Rodrigues Marques

Faleceu hoje Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão do UNIPAM, Professor Ricardo Rodrigues Marques. Uma vida dedicada à educação. Na Rádio Clube, foi diretor-administrativo e na FM Liberdade, um de seus fundadores.

Dados

RICARDO RODRIGUES MARQUES era natural de Carmo do Paranaíba. Mudou-se aos 11 anos para Patos de Minas, juntamente com a família. Durante a juventude, participou das principais atividades culturais e estudantis de sua época, tendo sido um dos fundadores do Centro Cultural Rui Barbosa e da União dos Estudantes Patenses e um dos líderes do movimento que culminou com a criação do Colégio Municipal, hoje Escola Estadual Prof. Zama Maciel, da qual foi professor, por concurso, desde 1965.

Em 1971 ingressou na 2ª turma do curso de Letras da recém-criada Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Em 1972, embora continuasse como aluno, passou a lecionar “Teoria da Literatura” para as turmas da 1ª série do mesmo curso, permanecendo como professor dessa disciplina por 18 anos. Além das aulas, ocupou a Secretaria Acadêmica da Instituição, de 1978 a 1990, ano em que se afastou da FEPAM, para tratar de assuntos particulares.

Em 1998, já aposentado da rede estadual de ensino, foi convidado a voltar à Fundação Educacional de Patos de Minas. Em 2000, integrou, juntamente com a Profª. Neusa Helena de Queiroz Borges e o Prof. Raul Scher, a comissão encarregada da elaboração do projeto de transformação das Faculdades até então existentes em Centro Universitário, cuja instalação se deu, em sessão solene, no dia 18 de agosto de 2001, data a partir da qual o UNIPAM foi-se consolidando como um importante pólo de ensino superior do Estado, reconhecido e respeitado pela seriedade de seu trabalho, pela pujança de suas iniciativas e pela contribuição decisiva para o desenvolvimento social, cultural e educacional desta região.

Desde a instalação do UNIPAM até hoje, o Prof. Ricardo ocupou o cargo de Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão. Paralelamente às atividades docentes, que exerceu por cerca de 30 anos, no ensino fundamental e médio e no ensino superior.

Foi Diretor de Secretaria da Câmara Municipal e Secretário Municipal nas administrações de Ataídes de Deus Vieira, Dr. Waldemar Rocha Filho e Dr. Jarbas Cambraia, e Vice-Prefeito no governo de Dr. Dácio Pereira da Fonseca.

Era cidadão honorário de Patos de Minas, título que lhe foi concedido pela Câmara Municipal, em 1995, pelo relevantes serviços prestados à juventude e à comunidade patense em geral. Era casado com a ex-professora Beatriz Gomes da Fonseca Marques, pai de três filhos e avô de cinco netos.

 

 

Por: Fonte: Assessoria de Comunicação UNIPAM
Data: 30/10/2008

 

  AGORA NO AR
A voz do Brasil
 Via satélite
 De Segunda a Sexta
 De 21h a 22h

 PARTICIPE AO VIVO
Deixe seu recado para que ele seja lido ao vivo em nossa programação.

 CLUBE AM NO CELULAR

 

Rádio Clube de Patos - Patos de Minas - Liderança e Credibilidade
Av. Getúlio Vargas, 142 - Centro - CEP: 38700-128 - (34) 3818-1700 - clubeam@clubeam.com