Lançado o livro Rádio Clube: 70 anos e suas histórias

A Rádio Clube de Patos esteve em festa na manhã deste sábado, 27 de novembro. Para celebrar seus 70 anos e marcar a data foi lançado um selo personalizado e carimbo comemorativo seguido do lançamento do livro “Rádio Clube: setenta anos e suas histórias”.

A cerimônia foi acompanhada por várias autoridades, ouvintes, ex-funcionários, funcionários e por profissionais da imprensa que reconhecem a importância da Rádio Clube na história da comunicação.

Em 1940 a Rádio Clube de Patos iniciou o seu caso de amor com a cidade. Em 70 anos são muitas as histórias a serem contadas, algumas delas foram recordadas e colocadas em um livro matando a saudade e aproximando os antigos companheiros e colaboradores que fizeram ou fazem parte desta história.

O livro de 320 páginas mostra a criação da Rádio Clube de Patos e a sua transformação e crescimento ao longo dos anos, uma iniciativa de Adamar Gomes (radialista desde 1968 e atualmente gerente da AM e FM Liberdade, chefe de esportes da AM e narrador, e apresentador esportivo) com a participação de vários locutores, operadores e diretores, que passaram ou que ainda estão em atividade na emissora.

O autor deixa claro que “não se trata da história completa da Rádio, mas algumas histórias que marcam toda a trajetória da aniversariante”. O livro reúne depoimentos de antigos funcionários, conta as mudanças que ocorreram durante esses 70 anos, relembra as primeiras transmissões, as radionovelas, os slogans marcantes, as campanhas de Folias de Reis, a época dos shows de calouros, os programas de sucesso, os saudosos repórteres, a historia da rádio em seus melhores tempos.

Rádio Clube de Patos – pelo autor Adamar Gomes

Um sonho que começou numa festa religiosa em 1935, em Santa Rita de Patos, hoje Presidente Olegário, graças a Modesto de Melo Ribeiro e seu primo Olavo Amorim, que veio a se tornar o primeiro locutor de Patos de Minas. Nhonhó Correia se juntou a Modesto e Olavo e criaram a Rádio Melhoramentos de Patos, um serviço de alto-falantes, que ensejou a constituição, em 16 de maio de 1940, da Rádio Clube de Patos S.A., com a participação de João Gualberto de Amorim Júnior e Ruy Gualberto de Amorim. No dia 29 de novembro de 1940, no Auditório do antigo Cine Tupan, realizava-se a solenidade oficial de inauguração da Emissora, que teve como primeiro presidente Modesto de Melo Ribeiro.

Atualmente, a Rádio Clube está instalada na Avenida Getúlio Vargas, no Edifício Olinta, de onde irradia suas ondas sonoras para toda a região, através de um potente transmissor para todo o mundo, via internet, pelo clubeam.com. É a Rádio que participa ativamente da vida da cidade e da região. É a Rádio das Folias de Reis, uma campanha meritória de grande valor social. É a Emissora da credibilidade e liderança, conquistada ao longo de 70 anos, graças ao prestigio de seus milhares de ouvintes.

Lançamento do selo

O lançamento do selo personalizado e do carimbo comemorativo dos 70 anos contou com a presença do diretor adjunto dos Correios, Sr. Messias Godoy Filho, da gerente local, Sra. Marilene Matos e autoridades convidadas. Houve os pronunciamentos do representante dos Correios, da Prefeita Maria Beatriz de Castro Alves Savassi (Béia) e de Gabriel de Castro Alves Savassi, representando o maior acionista da Rádio Clube de Patos S/A, deputado Elmiro Alves do Nascimento, por compromisso inadiável.

O Sr. Waldemar Cunha, em nome dos vicentinos e a artista plástica Lúcia di Donato, representando a Unart, entragaram ao diretor da Rádio, Adamar Gomes, cartões de prata alusivos aos 70 anos da Emissora. O radialista Bernardo Franco, em nome de todos os funcionários da Clube, enalteceu o trabalho de Adamar Gomes na idealização e realização do livro e suas qualidades como radialista, há 42 anos, do Sistema Clube.

Cinco pessoas foram escolhidas para obliterar o selo: A prefeita Maria Beatriz de Castro Alves Savassi, a Sra. Amália Maciel Ferreira Santana, viúva de um dos fundadores Olavo Amorim e uma das primeiras locutoras da Emissora, a Srta. Geny Fonseca Nascentes, que prestou relevantes serviços à empresa, o Sr. Herón Patrício, irmão do saudoso Patrício Filho (representado por sua sobrinha Mara Patrício) e o radialista Aurélio Caixeta Nunes, hoje residente em Ipatinga, que trabalhou na B-4 no final da década de 50 e no início de 60. O grupo de Pagode "Os Vira foia" esteve presente no auditório e também no Centro Esportivo Binga (O Clubinho), onde realizou-se a confraternização de funcionários, ex-funcionários e convidados para as festividades dos 70 anos.

Os grandes comunicadores Carlos Roberto Ribeiro, Iraídes Soares e Lásaro Cândido da Cunha vieram de Belo-Horizonte, especialmente para participarem da festa. Outra presença ilustre foi a do radialista Aurélio Caixeta Nunes, radicado atualmente em Ipatinga, no Vale do Aço. Jota Campos trouxe de Patrocínio os representantes da co-irmã Rádio Difusora. José Eustáquio Bueno, residente em Uberaba, grande radialista, que fez muito sucesso nas programações da Emissora, fez questão de participar das comemorações. Participaram ainda: Euler Silva, Jonas Silva, Tião Abatiá, José Afonso, os senhores Baltazar Guimarães, Rubens Corrêa da Costa, Jaques Tibúrcio, Carlos Alberto (Nego), Maria Alexina Alves, entre outros e os atuais funcionários das rádios Clube AM, Clube FM e FM Liberdade.

Presença marcante da escritora e jornalista Dora Tavares, seu esposo Émerson e seu filho Adriano, radicados em Oliveira. Dora foi autora do prefácio do Livro. Outro amigo da Clube, o narrador esportivo Paulinho Figueiredo, de Poços de Caldas, também esteve entre nós, com a sua esposa Sônia.

Uma festa muito bonita, tanto no auditório, quanto no "Clubinho", lá, com a organização de Mara Cibele, com a sua experiência, juntamente com sua equipe.

A equipe de jornalismo fez transmissão direta do evento, comandada por Geovane Machado, com a participação dos repórteres Marco Antonio e Fausto Mundim.

As comemorações se encerram nesta segunda, dia 29, data do aniversário da Rádio, com um Especial de Música no auditório, com apresentação de Kid Mosquito e Vanusa Vieira, com a participação do gerente Adamar Gomes. Entrada franca.

RÁDIO CLUBE - 70 anos de liderança e credibilidade... obrigado a você, ouvinte, a você anunciante, a você que acompanhar a emissora no 770 e no clubeam.com/

 

 

Por: Adamar Gomes / Fotos: Toninho Cury
Data: 27/11/2010

 

  AGORA NO AR
A voz do Brasil
 Via satélite
 De Segunda a Sexta
 De 21h a 22h

 PARTICIPE AO VIVO
Deixe seu recado para que ele seja lido ao vivo em nossa programação.

 CLUBE AM NO CELULAR

 

Rádio Clube de Patos - Patos de Minas - Liderança e Credibilidade
Av. Getúlio Vargas, 142 - Centro - CEP: 38700-128 - (34) 3818-1700 - clubeam@clubeam.com